Cuba
Tire suas Dúvidas Online
  • Faça parte das nossas redes sociais
  • facebook | Resorts Online
  • Google Plus | Resorts Online
  • You Tube | Resorts Online

A Cultura de Cuba

  • Comunicar erro

Por: Leandro Saltini

A Cultura de Cuba sofreu duas grandes influências, ambas oriundas da época de sua colonização. A colonização espanhola deixou fortes raízes que até hoje são bem explícitas em Cuba, principalmente em sua capital, Havana, que até hoje mantém muitas das construções e estilo adquirido durante o domínio espanhol. Por outro lado, a atual cultura de Cuba teve grande influência africana, fato que se deve à chegada em massa de escravos africanos após a quase extinção dos antigos escravos, os ameríndios.


Apesar do extermínio dos ameríndios pelos espanhóis, alguns de seus elementos culturais resistiram e se fazem presentes até hoje na cultura de Cuba. Técnicas avançadas de cultivo de tabaco e fabricação de charutos, assim como o gosto apurado por eles é uma grande herança dos ameríndios de Cuba. Em todo o país é possível notar casas e algumas construções, bem como cidadões que ainda mantém a tradição de seus antepassados.

Da Espanha, a cultura de Cuba herdou a língua espanhola e a religião católica, enquanto a santeria, religião baseada no culto aos orixás, foi uma herança dos africanos. E foi através da mistura dessas duas principais culturas que surgiu a tradicional música cubana, onde as letras e melodias espanholas fizeram a junção perfeita com os ritmos e estilo musical peculiar dos africanos, gerando os famosos estilos musicais danças da cultura de Cuba: rumba, mambo, salsa, son e punto.



Cuba - Salsa

Após sua independência, quando teve forte ajuda dos Estados Unidos, a cultura de Cuba passou a sofrer grande influência deste país, principalmente no que diz respeito aos costumes e comportamento. Isso provavelmente trouxe à Cuba uma de suas características mais marcantes mundo afora, a paixão por esportes, principalmente sua grande paixão pelo beisebol.

Outro fator norte-americano que influenciaria a cultura de Cuba seria a paixão por carros, fato que até hoje pode ser visto nos pólos urbanos de Cuba, onde circulam diversos carros americanos das décadas de 20, 30, 40 e 50 ainda em perfeito estado.

Cuba - Carros em Havana

A cultura de Cuba torna o país uma ilha romântica, de história miscigenada e marcante, transformando Cuba em um dos destinos mais intrigantes para turistas de todo mundo.

Fotos A Cultura de Cuba


Deixe seu comentário

Cuba by Resorts Online - Operadora Oficial- fone: 55 (11) 3257-3111

Edifício Itália - Av. São Luiz, 50 - Cj. 282-A, 28º andar - São Paulo - SP - Brasil

email: faleconosco@resortsonline.com.br